quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

FESTA DO PEÃO - ITAÍ - SP - 2011



Festa do Peão de Boiadeiro ou simplesmente Festa do Peão é uma festa popular que consiste num rodeio de touros e cavalos com apresentações musicais, assim como ocorre em algumas regiões dos Estados Unidos.

No Brasil acontecem centenas de festivais desse tipo durante o ano todo, principalmente em municípios do interior do estado de São Paulo, como Barretos, Araçatuba, Americana, Sertãozinho, Jaguariúna, Avaré e Itaí. As Festas do Peão brasileiras são famosas no país inteiro e são reconhecidas mundialmente, sendo que algumas estão entre as maiores do mundo.

Rodeio é uma prática recreativa que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou boi. A avaliação é feita por dois árbitros cuja nota é de 0 a 50 cada; um árbitro avalia o competidor e o outro avalia o animal, totalizando a pontuação de 0 a 100. O rodeio divide-se em algumas modalidades, tais como "touro, cutiano, bareback, bulldoging, três tambores, sela americana, laço de bezerro e laço em dupla". A prática é bastante comum no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Canadá, na Austrália e em mais alguns países da América Latina. O rodeio também é alvo de críticas, sustentando que a prática desrespeita os direitos animais.

Mas aqui em Itaí ninguém está interessado nesses dados e sim em ir na festa pra ver peão cair de touros e cavalos e “paquerar”, ou sinplesmente “encher a cara”, tomar um “porre” e ficar zuando com as pessoas que passam. O interesante é que todo ano aparece uma “coisa diferente” e disperta a curiosidade de todos que comparecem por lá.

Este ano foi numa barraca na entrada do barracão. Tem um cartaz na mesma com os diseres: Gasolina de Avião a R$ 6,00 (seis reais). Faz fila para ver o que é e como é. Eu mesma passei a festa sem descobrir do que é feito essa “coisa” ai, me disse um amigo que vai até soda na mistura. Afff!

Mas deixando a gasolina de avião pra lá, comecei a entender os rodopios que certos rapazes fazem perto da barraca do touro mecânico. Só pode ser essa mistura ai. Credo!

E as meninas ficam paradas a uma certa distancia e gargalham adoidadas por verem os rapazes fazendo “papel de...”, bem, deixa pra lá, eles sabem o papel que estão fazendo, mas só tomarão consciencia disso no dia seguinte e com ressaca, quando os seus amigos lhe contam o papelão que ele fez na noite passada. Agora é tarde, o vexame já foi concretizado.

Mas tirando essas “coisinhas” a Festa do Peão foi muito divertida, com chuvas de vez em quando mas todos estavam protegidos, poucos se molharam para verem os shows que foram dentro do previsto.

Muito bom o apoio aos artistas da terra, incentivados eles fizeram bons shows e belas apresentações para a platéia presente. Espetacular!

Todos esperamos que sempre seja realizadas festas onde a ordem e a organização sejam perfeitas. E como o ano novo está chegando, vamos desejar que ano que vem, em nossa cidade não seja apenas “pão e circo” para que vida seja mais real e progressiva.

Paz Profunda para todos nós.

Vandenilza Caldonazzo - SRC


Nenhum comentário: