terça-feira, 30 de setembro de 2008

PARA VOCÊ ME EDUCAR

PARA VOCÊ ME EDUCAR.

Vital Didonet

Para você me educar.
Você precisa me conhecer. Precisa saber da minha vida, meu modo de viver e sobreviver. Conhecer a fundo as coisas nas quais eu creio e às quais me agarro nos momentos de solidão, desespero, sofrimento.
Precisa saber e entender as verdades, pessoas e fatos aos quais atribuo forças superiores às minhas e às quais me entrego quando preciso ir além de mim mesmo.
Para você me educar, precisa me encontrar lá onde eu existo, quer dizer, no coração das coisas, nos mitos e nas lendas, nas cores e movimentos, nas formas originais e fantásticas, na terra, nas estrelas, nas forças dos astros, do sol e da chuva.
Para você me educar, precisa estar comigo onde estou, mesmo que você venha de longe e que esteja muito adiante. Só há uma forma de construí-lo: a partir de mim mesmo e do meio em que vivo. [...]

Moral para reflexão:

“Enfim, a educação sempre se fará presente onde estiverem reunidos humanos comunicando-se, convivendo, aprendendo a ser, a viver junto, aprendendo a fazer, a transformar e a conservar a natureza por meio da cultura”

(Poema tirado do Livro: Educação e Diversidade, de Mário Sérgio Michaliszyn)

Nenhum comentário: