domingo, 25 de outubro de 2009

TUDO DITO E EXPLICADO

Quando você engana alguém, na verdade engana também sua própria alma, já que é impossível perpetrar um engano sem envolver-se profundamente no processo. Os bons mentirosos são os que mentem a si mesmo também. Neste momento, não se pode oferecer explicações sobre o que ainda nem sequer está maduro o suficiente para ser chamado de visão. Você vê, mas a imaginação é ainda difusa, não tem contornos definidos, é apenas sensação. Agora não seria propício economizar gestos atrativos e comportamentos sedutores, porque você deseja obter resultados e precisa fazer uso de todas as armas que conhece para garantir o que pretende.
Uma vez que você se entusiasma com alguma visão ou algum sonho, é difícil continuar fingindo que se poderiam deixar tudo como está. O poder dos sonhos é imenso, motiva nossa humanidade a mudar e evoluir. Num mundo onde a maioria das pessoas pensa primeiro em si e nunca no bem comum nada poderia dar verdadeiramente certo. Quando o bem comum for sempre a prioridade, ai sim algo diferente começará a acontecer. Dizer a verdade é dar murro em ponta de faca, porque no geral as pessoas não querem ouvi-la, muito pelo contrário. Pareceria haver um contrario subjetivo no mundo humano no qual todos concordam em não dizer a verdade.
A boa vontade que não for posta em ação se transformará rapidamente em má vontade e, assim, dará seus frutos amargos. A boa vontade, quando ilumina o coração espera que você responda com entusiasmo e ação. Em algum momento será necessário superar o período de medidas emergenciais para começar a fazer as coisas de forma planejada e ordenada. As emergências atrapalham o bom andamento de tudo, tiram você do caminho. O mais difícil será fazer com que todas as pessoas envolvidas entendam a necessidade crucial de se pensar no bem comum, porque sem isso os interesses de cada uma delas continuarão discordantes e todos perderão com isso.
Investindo só um pouco no bem comum os resultados seriam fantásticos. Porém, para quem se acostuma a só pensar em seu bem-estar pessoal esse pouco parecerá uma fortuna incalculável. Desse jeito, nada vai mudar. Transforme a sensação e, ação. Porém, tem há a delicadeza de conferir a todo o momento se tudo eram verdade ou apenas um engano. É difícil distinguir o que é verdade ou ilusão numa sensação, mas vale a pena fazê-lo. É uma temeridade agir tendo como base suposições e sensações, mas sem essa atitude o que restaria? Esperar pelas provas concretas? Você, com certeza, não é do tipo que desvaloriza a informação subjetiva.
Tudo está dito e explicado, não será por falta de informação que nossa humanidade deixa de fazer o necessário para que a civilização seja espelho de seu sonho de felicidade. Agora só falta arregaçar as mangas e dedicar-se a praticar o que se sabe. Quando falta boa vontade na direção da ação, nossa humanidade se acomoda atrás do computador, da televisão e de todos os meios de comunicação a criticar e insultar o mundo, o mesmo mundo que ela própria alimenta com essa empáfia. Quando se percebe e atualiza o papel individual no mundo esse tipo de atitude se torna vergonhosa e imediatamente deixa de existir, porque o tempo gasto na crítica é preenchido com atitudes práticas que prestam serviço e facilitam a vida de todos os semelhantes.

Nenhum comentário: