terça-feira, 9 de agosto de 2011

A LUTA ENTRE O BEM E O MAL


Ainda há fatos que precisam de mais esclarecimento, mas são meros detalhes, pois o todo da coisa sua alma já compreendeu perfeitamente; o problema é que esse conhecimento responsabiliza você a agir de acordo.

Agora não é tempo de fazer concessões exageradas, relacionar-se bem é uma arte, e sábias são as pessoas que reconhecem com exatidão o tempo de ceder e o de exigir. Observe seu sonho e exija que tudo aconteça em benefício deste.

É natural que surjam confusões depois de você ter feito alguns avanços, pois a dinâmica dos relacionamentos segue uma linha conservadora, resiste a qualquer mudança. Insista, porém, pois nada deve continuar como antes.

Enquanto as pessoas pedem para serem julgadas pelo que dizem ou prometem, enxergue você além, e se for necessário criticá-las, ou julgá-las, faça isso baseando-se em fatos, naquilo que elas fazem e praticam.

As aparências têm força, mas aquilo que você é possui um poder duradouro, que persiste além das constantes mudanças que sofrem as aparências. Queira ser, mais do que parecer, contrarie as regras do marketing.

Qualquer recurso gasto na preservação de um relacionamento importante não poderia chegar sequer perto de ser considerado “muito caro” por você. Caro seria você perder esse relacionamento, e não gastar para preservá-lo.

Tudo o que você devia ter feito, mas não fez, tudo o que você poderia ter dito, mas não disse, tudo o que poderia ter pensado, mas não pensou. O clima de remorsos está na ordem do dia, mas é perda de tempo permanecer nele.

Logo você deixará para trás a parte mais solitária do caminho, mas ainda assim terá de enfrentar uma realidade em que os vínculos estabelecidos não chegam nem perto do equilíbrio ansiado. Você ainda terá de oferecer mais do que receber.

Os usos e costumes são bons enquanto dura sua serventia, pois dia mais dia menos se transformam em verdadeiras prisões que limitam o impulso criativo. Melhor faria você, agora, em subverter esses costumes que se repetem diariamente.

Oriente seus pensamentos no sentido de servir melhor as pessoas com que se relaciona, seja útil a elas a maior parte do tempo e, em vez de pensar no que tirar delas, cultive idéias a respeito do que você poderia lhes oferecer.

O conforto é sagrado, porém ainda mais sagrado é o impulso da evolução, e por causa dele chega o momento que é agora, de você abrir mão de um tanto de seu conforto imediato, visando a conquistas maiores e melhores.

As idéias discordantes precisam se confrontar através de discussões, pois mesmo que por essas se sacrifique a tão desejada paz, é assim que as mesmas se aperfeiçoam, lapidando abusos e ressaltando verdades.

Mesmo que nossa humanidade tenha se esbaldado num colossal esforço intelectual para relativizar o bem e o mal, como esse exercício foi puramente neurótico, hoje ela se depara com resultados pífios, e com a imperiosa necessidade de radicalizar, pois quem não tomar partido nessa luta entre o bem e o mal, sem sabê-lo, e muito provavelmente sem querê-lo, engrossará as fileiras do mal. Buscar algo de bem no mal, no fundo abre a brecha para que, quando o mal for praticado, ele pareça aceitável, e é por isso que não é admirável que pessoas supostamente dignas se encontrem agora enlameadas por causa do mal que praticaram, pois o fizeram motivadas pela boa intenção de prosperar individualmente, já que, afinal, que mal haveria em prosperar?

Vandenilza Caldonazzo

Nenhum comentário: