quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ERA DE AQUÁRIO

A arte da política não se restringe às instituições, estende-se aos relacionamentos sociais também. Agora você precisa desta arte, porque será necessário retirar-se da cena e permitir que outras pessoas brilhem mais. O alivio pretendido através de atitudes precipitadas não seria encontrado, porque os resultados das mesmas agregariam problemas aos já existentes. Por isso, melhor fazer o impossível para manter a cabeça no lugar. Nada se resolverá por si só, como muitas pessoas andam dizendo por aí. O que for necessário resolver terá de ser encarado com muito espírito e raça, porque nada deve colocar em risco a chance de sucesso atual. O pior arrependimento não resulta do que se faz, mas se atreveu a experimentar. Certamente, nem de todas as águas é propício beber, mas há muitas que é necessário experimentar uma vez.
Mesmo os melhores amigos nem sempre conseguem conduzir você pelo melhor caminho. Acontece que em toda pessoa há uma dose grande de egoísmo, o que induz, muitas vezes, a elas darem conselhos contrários ao bom andamento. Quando os ânimos se acalmarem começará o momento de conversar sinceramente sobre os acontecimentos, cada pessoa pondo sobre a mesa suas cartas, sem fingimentos nem queixas tolas. Sem isso, tudo continuará igual. É só uma questão de achar o alvo certo e direcionar a este toda a força de seus impulsos. Isso vai solucionar várias questões ao mesmo tempo, seu nervosismo, sua necessidade de se precipitar e também a falta do que fazer. Por fora, tudo é exagero e desproporção. Por dentro, você navega em águas calmas, tomada por uma certeza que não se explica pela lógica, mas que mesmo assim alimenta a sensação de que tudo corre bem no melhor dos mundos.
Uns sobem, outros descem. Aqueles que hoje surfam na crista da onda, no passado eram anônimos. Da mesma maneira, muitos dos que outrora foram estrelas hoje em dia são invisíveis. Leve isto sempre em conta. O exercício de contenção que é você não dizer o que sabe acabará rendendo bons frutos. Você observará que as pessoas conseguem mudar sem ser pressionadas a isso, o que significará acréscimo de sabedoria para você. Mantenha a cabeça no lugar, especialmente porque há várias pessoas próximas nervosas o suficiente para incentivar o contrário. Tudo corre da melhor maneira possível e o nervosismo só estragaria o que funciona bem. O problema não consiste em receber criticas, mas em não saber o que fazer com elas e, o que é pior, reagir desproporcionalmente quando elas surgem. É impossível mudar um hábito tão arraigado como o de criticar tudo.
A competição dará lugar à criação de vínculos de solidariedade e cooperação mútua na espécie humana. Minuto a minuto estamos todos decidindo intimamente o tamanho da catástrofe que será necessária para este importante salto de nossa civilização. Sim, haverá catástrofe, sem dúvida, porque o ideal de um mundo desprovido de armas não foi atingido. Enquanto houver armas haverá povos dominando outros, promovendo o totalitarismo. Nenhuma ideologia pode impor-se sobre outras, tampouco deve haver só uma religião.
Na Era de Aquário só duas coisas serão unificadas, a educação, para que em todos os lugares se aprenda a respeitar a Vida Una, e a extinção dos armamentos, porque estes existem vinculados ao desrespeito da natureza humana.
Foto: Adriano Carvalho de Almeida

Nenhum comentário: