terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A CARA DE DEUS



Deus criou o mundo, criou Adão de quem foi retirado uma costela para criar Eva. Dos dois nascera Caim que matou Abel, e assim continua até os dias de hoje.
Seres humanos muitos parecidos por dentro e de diferentes “caras” por fora. O coração? É um capítulo à parte, a razão também; nós vamos falar somente da aparência.
Somos a cara de quem? Temos a feição de que? Evidentemente, somos iguais em tudo menos na aparência visual, não se encontra pessoas idênticas em tudo, até mesmo os gêmeos são de feições diferenciadas, “parecidos”, mas com detalhes que os identificam com a primeira olhada.
O filho parece o pai; parece, mas às vezes nem filho do pai é. Tudo que convive com a gente, fica parecido, à nossa cara, mas não tem ligação com ninguém, reparem que em nossa comunidade, todo mundo parece com todo mundo. Mas tão diferente somos.
Então, temos a cara de quem? Segundo os padres, nós somos a cara de Deus, nascidos à sua semelhança, a revelia do mesmo, pois quem pode garantir a cara que Deus tem? Você sabe me dizer? Qual é a cara de Deus? Como se parece? Como é a sua aparência? Qual é a cor de sua pele? Seus olhos? E assim por diante. Dá para responder? Não quer arriscar?
A imagem de Jesus Cristo, filho de Deus, (muitos acham que Jesus Cristo e Deus são a mesma pessoa), não é o que o primeiro artista fez; ele é retratado com várias feições ao longo destes anos, embora Jesus tenha vivido neste mundo, como homem, nascido de uma mulher, ninguém até hoje, sabe realmente qual foi a cara de Jesus... realmente!
Pinta-no de cabelos claros e olhos azuis, pele branca, enquanto que na imagem, na figura retratada no “Santo Sudário”, Jesus nos apresenta como um homem moreno e de cabelos encaracolados, cujos olhos deveriam ser de um castanho esverdeado estonteantes. Provado que Jesus Cristo quando homem carnal, em sua juventude, falava muito de Deus a seus irmãos, até que um dia Tiago perguntou para Jesus: “Como era o rosto de Deus”, eis o que Jesus respondeu: “Podeis descrever-me a música? Que feição tem o amor? Quem será capaz de desenhar a cara da sabedoria? Tem olhos a ternura? Ou a tolerância? Ou a felicidade? Pois bem meus irmãos, assim é o Pai dos céus; sem rosto e com mil rostos da beleza, do perdão, do riso, do poder, da paz e, sobretudo da misericórdia”.
Então vamos seguir o exemplo de Jesus Cristo, com sabedoria, tolerância e ternura. Vamos buscar o rosto de Deus, (sem rosto), nos milhares de rostos presentes em nossa volta e encontrar a cara da completa felicidade que procuramos, fazer gozo da beleza, sentir o gosto do perdão, soltar o riso sincero, conter o poder, possuir a paz e com misericórdia, reparti-la entre todos que, sem rosto, é a cara de Deus.
Texto: Vandenilza Caldonazzo

Nenhum comentário: